sábado, 13 de fevereiro de 2010

Camada OSI

O modelo OSI (Open System Interconection), compõe-se de sete camadas: Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.
  1. Camada Física: Define as características técnicas dos dispositivos que fazem parte da rede. É nesse nível que estão definidas as especificações de cabeamento estruturado, fibras óticas etc...No caso do wireless, é na camada 1 que se define as modulações, assim como a frequência e largura de banda das portadoras.Ex: ISDN, ADSL, OFDM
  2. Camada de Enlace: Camada responsável pelo endereçamento físico, controle de acesso ao meio e correção de erros da camada 1. O endereço físico se faz por meio do MAC (Controle de acesso ao meio), que são únicos no mundo e atribuidos aos dispositivos de rede. Ex:Ethernet.
  3. Camada de Rede: Responsável pelo endereçamento lógico dos pacotes. Transforma endereços lógicos em endereços físicos de rede. Determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseado em fatores como: condições de tráfego de rede e prioridades.Define como os dispositivos de rede se descobrem e como os pacotes são roteados ao destino final.Ex: IP, ICMP, ARP.
  4. Camada de Transporte: No lado do remetente, é responsável por pegar os dados das camadas superiores e dividir em pacotes, para que sejam transmitidos para a camada de rede. No lado do destinatário, pega os pacotes da rede e os remonta, com os dados originais e os envia às camadas superiores. A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos e determina a classe de serviço necessária como orientada a conexão e com controle de erro e serviço de confirmação, sem conexões e nem confiabilidade. O objetivo final da camada de transporte é proporcionar serviço eficiente, confiável e de baixo custo. O hardware e/ou software dentro da camada de transporte e que faz o serviço é denominado entidade de transporte.
  5. Camada de Sessão: A camada de Sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão a ser transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.Disponibiliza serviços como pontos de controles periódicos a partir dos quais a comunicação pode ser restabelecida em caso de pane na rede. Abre portas para que várias aplicações possam escalonar o uso da rede e aproveitar melhor o tempo de uso. Por exemplo, um browser quando for fazer o download de várias imagens pode requisitá-las juntas para que a conexão não fique desocupada numa só imagem.
  6. Camada de Apresentação:A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.Os dados recebidos da camada sete são comprimidos, e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por descomprimir esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 7 foram "encolhidos" e enviados à camada 5.
  7. Camada de Aplicação: A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mails através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação. Tudo nesta camada é direcionado aos aplicativos. Telnet e FTP são exemplos de aplicativos de rede que existem inteiramente na camada de aplicação.