sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Inaugurando 2011...

Um Breve Comentário Sobre Uma Tragédia Anunciada...
O BRASIL DE LUTO

Tragédia do Rio de Janeiro - Janeiro de 2011.



Senhoras e senhoes, sejam bem vindos e, mais uma vez, um 2011 repleto de conquistas e vitórias a todos.
Primeiro, não posso deixar de comentar com tristeza a tragédia pela qual o Rio de Janeiro está passando com essas chuvas. Quinhentas pessoas mortas é demais para qualquer país, para qualquer povo, para qualquer lugar. A dor deve ser enorme, como enorme deve ser nosso sentimento de solidariedade para como os nossos irmãos cariocas. Façam a sua parte, pois todos gostaríamos de ser ajudados em uma situação parecida.
E, acima de tudo, oremos a todos para que tenham forças de recomeçar. O lado material é difícil, mas se recupera com a nossa luta diária, mas as pessoas que se foram, essas perdas são irreparáveis, e não devem terem acontecido em vão. Esperemos que isso cause uma consciência mais humana naqueles que tem por responsabilidade, cuidar do povo que o elegeu.

---------------------------------------

Mas, como nosso blog é sobre tecnologia, vamos a ela. Nesse primeiro artigo de 2011, vamos comentar um pouco sobre Meios Físicos de Transmissão de Sinais, visto que esse tema gera dor de cabeça entre os profissionais da área de redes.
Os meios físicos mais empregados em redes de dados são o cabo de par trançado, o cabo coaxial e a fibra ótica. Os dois primeiros transportam sinais elétricos e o último usa sinais ópticos.

Taxa de Transmissão

Cabo telefônico


A quantidade de bits transmitidos por unidade de tempo é denominada velocidade de transmissão ou taxa de transmissão, e sua unidade é expressada em bits por segundo (bps). O intervalo entre dosi bits consecutivos (b(t) e b(t+1)) é chamado de t¹, ou intervalo de bit. Para taxas de transmissão da ordem de 10³ bps, utiliza-se o termo kilobps (kbps), e para taxas de transmissão de 10000000 bps, megabps (Mbps), e para taxas de 10000000000 bps, gigabps (Gbps).
Linhas telefônicas tem taxas de transmissão que variam desde 300 bps (no caso daquelas usadas nos primeiros modens domésticos) até 64000 bps. Outros meios fisicos, no entanto, permitem que elas atinjam taxas bem mais elevadas. As redes locais ethernet, por exemplo, empregavam cabos coaxiais para atingir a taxa de transmissão de 10 x 10000000 bps. Já o anel de fibra óptica FDDI (Fiber Data Distributed Interface) pode transmitir 100 x 10000000 bps.
Para ilustrar a influência da taxa de transmissão sobre o tempo despendido em atividades comuns de transmissão de dados, apresentamos alguns exemplos: um sistema baseado em linha telefonica transmitindo a 9600 bps, com 10 bits por caractere, leva de um a dois segundos para transferir uma tela de 80 colunas por 24 linhas. Nesse mesmo sistema, seriam necessários 40 segundos para transmitir uma imagem com qualidade de fax, em preto e branco e comprimido, com 4 x 1000000 bits.


Capacidade do Canal

Antena Zirok


O conceito de velocidade de transmissão está intimamente ligado ao de capacidade de canal. Um dado meio fisico possui caracteristicas fisicas (material de que é constituído, modo como o material é encapsulado, entre outros) que impõem um limite à velocidade máxima possivel de transmissão. Esse limite é chamado de Capacidade do Canal.
O termo "canal" refere-se ao meio fisico empregado. Uma linha telefonica doméstica, por exemplo, é chamada de canal de voz, pois suas características de transmissão de sinais são adequadas ao transporte da voz humana. Da mesma forma, emissoras de rádio e televisão geram sinais que efetuam a transmissão utitlizando seus próprios canais de rádiofrequência.
Um par de fios como os empregados em linhas telefônicas, podem transportar dados a taxas de até 1 Mbps, por distâncias da ordem de 1000m. Para essa mesma ordem de distância, a taxa de transmissão de um cabo coaxial usado para o transporte de sinais de TV pode chegar até 800 Mbps.
Dois conceitos importantes relacionados à capacidade de canal são vazão e tempo de propagação. A capacidade de um canal determina o ápice teórico para a taxa de transmissão do canal, enquanto a vazão de um canal, representa a máxima velocidade de transmissão que, nele, é possivel atingir.






Vazão

Cabo Telefônico para redes externas
A vazão é, em parte, determinada pelas características do meio de transmissão, embora boa parte de sua influência na velocidade de transmissão esteja relacionada aos equipamentos ligados às duas extremidades do canal, e aos programas que controlam a operação dos circuitos dos equipamentos.
Naturalmente, o nível de sofisticação dos circuitos eletrônicos nas extremidades dos cabos também influi na intensidade da vazão. Quanto mais rápidos eles forem, mais estreito pode ser o intervalo de bits e, consequentemente, maior a taxa de transmissão. A vazão está relacionada ao conceito de alcance.


Alcance


Ao se propagarem ao longo dos cabos, os sinais de dados sofrem distorções, provocadas pelas características eletromagnéticas do meio, de modo que, quanto maior a distância entre as extremidades, maior a taxa de erro. A máxima distância entre duas estações, mantendo-se uma taxa de erros aceitável, é chamada de alcance.
Um parâmetro adequado para a avaliação de custo-benefício na escolha do meio fisico a ser utilizado em uma rede é o produto alcance X vazão. De modo geral, qualquer tipo de meio fisico pode transferir dados com alta vazão por diatancias curtas. Para transmissões em alta velocidade, o nivel de alcance dos três tipos de meio fisico atualmente utilizados, é, em ordem crescente: par trançado, cabo coaxial e fibra ótica. Dentre os três, o que apresenta menor custo por metro, é o par trançado; porém, seu uso em grandes distancias é limitado pelo seu reduzido produto (alcance X vazão). Para distancias da ordem de dezenas de metros, esse tipo de cabo pode ser usado com taxas de até 1000000000 bps, para distancias de até 1000m, pode transmitir com taxas de até 10000000 bps.


Cabo Coaxial em corte transversal


Bom pessoal, ainda há muito o que ser falado sobre os meios de transmissão, então, assim que possível continuo a conversa, trazendo mais informações a respeito desse aspecto tao importante e as vezes negligenciado na arquitetura de uma rede de dados.
Sabe-se que os custos com material de transmissão, giram em torno de menos de dez por cento do custo total da implementação da rede, e mesmo assim, ainda as vezes, optamos por conectores mais baratos, por cabos de rede de segunda mão, sendo assim, quando pouco tempo depois a rede começa a apresentar problemas, o ultimo local que checamos, é o meio de transmissão. Sei por experiência própria.


Mais uma vez obrigado pela atenção e continuem frequentando nosso blog.