quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ultimo do Ano - Para pensar...

Bem pessoal, como ultimo post do ano, preferi não falar sobre redes, tecnologia ou computadores, não, preferi falar sobre algo mais importante, algo que faz parte da vida do internauta, do técnico, do engenheiro, do analista, do CEO, do CIO, enfim, de todo o mundo: algo chamado esperança, que sempre começa a desabrochar em um final de ano, época de mudanças.

Vejo pessoas, dos mais variados níveis econômicos e sociais reclamando da vida, reclamando da sorte, reclamando de tudo; certo, a vida jamais é facil, mesmo para um milionário, há sempre dificuldades impostas pelo misterioso e fascinante viver, mas ultimamente, espallhou-se uma certa cultura de se achar sempre o mais infeliz, o mais injustiçado e o mais miserável dos seres viventes desse planeta. Correto, ninguém tem a régua correta para se mensurar o sofrimento alheio e nem nunca terá, mas fico me perguntando: O que seria desse mundo, se as pessoas ao invés de ficarem sentindo pena delas mesmas e procurando em algo fora delas mesmas a explicação para todos os seus fracassos, elas simplesmente vivessem sem se preocupar com suas frustrações, se preocupassem em ser mais felizes e fazer mais felizes aqueles que a cercam. Seria melhor, eu acho.

Vejo cenas espalhadas pelo mundo de completo caos e sofrimento, e mesmo assim reclamo que minha vida, sossegada e rentosa, não esta de acordo com aquilo que eu quero. Ouço todos os dias em telejornais assassinatos, estupros, roubos, as mais pífias condutas de moral, de pessoas conhecidas e famosas e de pessoas desconhecidas e comuns e me pergunto ainda, porque não sou milionário?  porque não sou feliz? porque não alcanço tudo o que quero? porque?


Já pararam para se imaginar em uma situação como a dessa pessoa na foto? Eu tenho uma filhinha de quatro anos, e apenas a simples idéia de um dia essa criatura que eu amo mais do que a mim mesmo, passar por algo sequer parecido com isso, já me faz tremer, de medo, de dor, de angústia. Tentem, ao menos simbólicamente, imaginar no sofrimento de uma mãe, carregando o filho no colo, morto. Inimaginável para qualquer ser que realmente ama. Qualquer pai, qualquer mãe em estado normal, chora junto quando seu filho chora, por qualquer causa, de qualquer natureza, o amor que deve cercar a paternidade e a maternidade não explicam, apenas sentem.


Hoje, nossa indignação recai nos congressistas do palácio do planalto, os deputados que se aumentam vergonhosamente quando a população passa por uma grande dificuldade. Mas, pensem comigo, a causa não é essa - o Brasil já vem se debatendo em uma crise moral a mais tempo do que qualquer desses deputados está no poder. A crise moral do país esta em cada indivíduo, na batalha que cada um tem, com o seu lado mau, com o seu lado negro, e infelizmente, a maioria sucumbe. Não estamos aqui querendo julgar o mérito, cada um toma a atitude que a sua moral autoriza, mas é por demais demagogo, querermos condenar a figura sorrateira do deputado, quando nós mesmos não fazemos o "mea culpa", quando agimos de maneira pouco caridosa, mesmo quando estamos agindo dentro de nossos direitos. Levar vantagem é válida, mas apenas quando não estamos prejudicando outra pessoa devido a isso. Pensem nisso.


Se eu pudesse pedir algo, sinceramente, pediria isso ai na imagem: amor ao mundo todo, a todas as pessoas, a todos os países, a todas as raças. Todos os problemas, todo o sofrimento, todas as lágrimas, tudo seria dizimado com amor. Mais amor, ao próximo, ao planeta, aos animais, a vida, a si mesmos, a tudo. Eis a chave, eis a questão e a resposta. Ninguém muda o mundo sozinho, nem tampouco em pouco tempo, essas mudanças são profundas, dolorosas, e levam tempo para se consolidarem, mas eu tenho fé, eu tenho esperança, eu faço a minha parte nisso. E todos podemos fazer, ninguém irá mudar o mundo com um ato bondoso, mas poderá mudar uma pessoa, aquela que é beneficiada com isso. E mudando uma pessoa, essa poderá mudar outra, e assim por diante, uma cadeia do bem, fazendo o bem, beneficiando o próximo.
Quem de nós, quando em dificuldades, não gostaria de ser ajudado, amparado, acolhido? Quem de nós, não sente - e eu sei bem disso - na solidão completa, uma dor tão grande, um tamanho aperto no peito, que dá vontade de abraçar qualquer pessoa na rua? O ser humano sente falta de ser amado, mas pode descobrir que a maneira mais certa de ser amado, é amando, é apoiando o próximo. Todos já erramos na vida, e muito, mas sempre é hora de recomeçar, isso não significa que não erremos mais, somos humanos e falhos, mas se tentarmos sermos pessoas melhores, com afinco, com sinceridade, conseguiremos maravilhas, conosco e com as pessoas que nos cercam.
Não acho errado pensarmos em melhorar a vida financeira, o conforto pessoal, a qualidade de vida, não, mas quando as pessoas fizerem isso sem prejudicar as demais, a vida como um todo ira elevar seu padrão. Hoje há tantos com tão pouco que chegamos a nos perguntar se existe, ainda, algum tipo de justiça nessa vida? Eu digo que sim, existe, ainda quando não a vemos, ainda quando não a sentimos, ainda quando achamos que somos esquecidos por ela, a justiça está lá. Não a vemos porque não conseguimos ver o conjunto todo, vemos apenas a nossa parte, a nossa vida, o nosso tempo, mas sempre colhemos o que plantamos e sempre reparamos o mal que fizemos, pelo amor ou pela dor.
Portanto, senhores e senhoras, sempre renovamos a esperança quando chegamos nessa época: Ano novo, fé nova, ideais novos. Mas nosso erro é sempre fazer as mesmas coisas esperando que alcancemos coisas novas - tolice.
Espero, quero, luto e acredito que esse novo ano será melhor para todos, basta lutarmos. Que nossos objetivos se cumpram: materiais, espirituais, financeiros, amorosos, profissionais, quer eles quais sejam. Paz, o mais importante. Saúde, o mais necessário. Fé, o inicio de tudo. União, ninguém é nada sozinho. Amor, o resumo de todas.
Que 2011 seja pleno a todos os amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos. Não desejo aos meus inimigos, pois graças a Deus não os tenho, se tivesse desejaria o mesmo. Obrigado por cada segundo da atenção de vocês, amigos, durante esse ano, e que possamos continuar nossa jornada ainda por muitos mais.

Deus abençoe a todos!!!