domingo, 12 de dezembro de 2010

Equipamentos - Um tema leve.

              Bem pessoal, hoje vamos pegar mais leve, não vamos chatear com questões mais técnicas e explicações mais alienigenas. Hoje vamos procurar demonstrar mais graficamente os equipamentos envolvidos em uma rede de dados de um ISP (Internet Service Provider) que usa a tecnologia ADSL.
Muito bem, precisamos separar os equipamentos em layer (camadas) distintas, que interagem perfeitamente entre elas, mas que usam equipamentos e tem finalidades diferentes dentro do funcionamento de uma rede de uma operadora.
              Começamos então a numerar nossas layers para que possamos identificar cada parte de nossa rede:

  • CORE - É o chamado coração da rede, equipamentos de grande capacidade de tráfego e roteamento. Equipamentos caros e que servem para rotear grandes volumes de dados com a máxima eficiência. Possuem tabelas de roteamento para que possam se "enxergar" dentro de redes distintas e usam protocolos especificos para roteamento de grandes volumes como por exemplo BGP, RIP, OSPF e IS-IS, além de vários outros protocolos que complementam o circuito de roteamento, como por exemplo o TCP/IP que não é um protocolo de roteamento mas sim um protocolo roteado. Exemplo: Roteadores.
Router Cisco
  • DISTRIBUIÇÃO - Esses equipamentos não menos importantes, servem básicamente para receber o volume de dados roteados e distribuir para os assinantes daquela rede a que pertencem. Ou seja, elem portas, porém, segmentam a rede em cada uma de suas portas. Não se encarregam de roteamento e sim de uma simples distribuição de dados para os equipamentos a que estão atrelados, mas ainda assim, possuem a tecnologia "Store and forward", ou seja, esses equipamentos recebem os pacotes de dados, e analisam para verificar a integridade e ai sim, os repassam para a porta destinada, onde esta o equipamento final. Como eles sabem qual é a porta correta? Simples, por um detalhe chamado endereço MAC, que ele apreende em sua porta, onde esta conectado na outra ponta do cabeamento o dispositivo final. Exemplo: Switch.
Switch Cisco C-2960

Outro exemplo desse equipamento:
Switche Extreme

  • BRAS - Broadband Remote Access Server - Bem esse nome complicado é, na verdade, o equipamento mais delicado da rede de assinantes ADSL. Pois esse equipamento faz a autenticação e o controle de dados do cliente autenticado. Ele autentica o cliente por meio de um método chamado PPPoE (Point Per Point Over Ethernet), ou dependendo da rede PPPoA (Point Per Point Over ATM). Geralmente, dependendo do porte do ISP, esses equipamentos concentram em torno de 15 a 30 mil clientes, por isso mesmo tem de ser extremamente robustos e confiáveis. Exemplo: ERX Juniper e SmartEdge Ericsson.
ERX Juniper

Outro exemplo de BRAS:
SmartEdge RedBack-Ericsson
  • Passports (CVX-PVG) - Usados, ainda, para a modulação de voz dentro da rede de dados. Clientes corporativos e VPN´s. VOIp e outras aplicações ainda são largamente usadas em cima do IP de uma rede de dados e esses equipamentos estão aptos a fazer esse enlace entre os diversos elos da rede.
Packet Voice Gateway ou PVG

CVX
  • BCN (Backbone Concentrator Node) - É um equipamento mais antigo, porém ainda usado, principalmente por ele ser um equipamento concentrador de relativa capacidade na época, hoje em dia, é mais usado na parte de concentração de gerência de equipamentos de rede, ou seja, através dele, é levada os dados responsáveis pela saúde dos equipamentos de rede, configurações e testes de análise de produtividade. Exemplo: BCN e Baystack
BCN
Outro exemplo:
BayStack
Bom gente, como eu disse esse tópico era leve, apenas uma apresentação dos equipamentos mais usados em uma operadora de ISP que usa a tecnologia ADSL. Existem muitos outros equipamentos que poderiamos falar, mas não acho prudente misturar muitas coisas. Provedores de serviço de dados podem usar diversas tecnologias, como por exemplo: ADSL, CABO, WIRELESS, 3G e uma infinidade de outras tecnologias, que somariam uma sopa de letras que não nos ajudaria em nada simplesmente largando em meio ao tópico. No momento oportuno falaremos de cada uma delas. Por enquanto, creio que já abusei da leitura dos colegas. Um bom proveito e qualquer dúvida, não hesitem em postar perguntas ou mandar ao meu email. Tenham todos um bom dia, fiquem com Deus e pensem nisso:" Malandro é o cavalo marinho, que se faz de peixe para não puxar carroça". Adoro esse provérbio. Até a próxima.