terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ligado nos Padrões Wireless

Achei interessante e pertinente colocar aqui no blog o significado de tantas nomenclaturas de padrões de Wi-Fi que temos hoje no mercado, e ainda algumas novas tecnologias, que ainda estão para chegar:

802.11 - Nomenclatura para identificar o padrão de comunicação sem fio, ou wireless.
802.11b - Padrão de comunicação wireless com velocidade de transmissão de dados de até 11 Mbps. Usado em tecnologias wireless outdoor, comum em links 2.4 Ghz.
802.11g - Padrão de comunicação wireless com velocidade de transmissão de dados de até 54 Mb/s. Usado em tecnologias wireless outdoor, comum em links 5.8 Ghz.Outro exemplo de aplicação dessa tecnologia são os roteadores domésticos.
802.11e - Padrão que acrescenta recursos de qualidade de serviço (QoS) a comunicação multimídia às redes sem fio. A especificação é importante para aplicações em streaming e VoIP.
802.11i - Novo padrão de segurança para as redes Wi-Fi, também chamado de Wireless Protected Access 2 ou mais conhecido como WPA2. Deve substituir o WEP e o WPA comum. Suporta a criptografia Advanced Encryption Standard (AES) de 128 bits, autenticação 802.1x e gerenciamento de chaves. É compativel com o WPA.
802.11n - Esse novo padrão promete revolucionar a velocidade de transferência de dados em redes sem fio, nominalmente diz elevar a o bit rate para reais 100 Mbps. Deverá incluir a tecnologia MIMO (da qual falarei posteriormente).
802.11r - Tecnologia que tem como objetivo facilitar a transferência entre áreas de serviço (roaming), mantendo a conexão, enquanto o usuário se desloca de um ponto de acesso à outro. VoIP em redes de Wi-Fi e outras aplicações que exigem alta qualidade de serviço e baixa latência serão as mais beneficiadas com esse padrão.
802.11u - Refere-se a interconexão de redes 802.11 e redes sem fio externas, como as de telefonia celular 3G. O grupo que cuida dessas normas estuda controle de acesso, identificação de roteadores, cobrança e interoperabilidade de redes.
802.11s - Padrão que tem como objetivo fornecer o controle de acesso ao meio físico (MAC), e um protocolo de camada física para redes "mesh".
HSDPA - Sigla de "High-Speed Downlink Packet Access". Tecnologia 3G de celulares, que aprimora o padrão UMTS/WCDM, oferecendo taxas de download teóricas de até 1100 Kbps. Deverá melhorar as aplicações de vídeo "on demand", serviços "push to watch" e games interativos. Opera na faixa de 5 Mhz.
MIMO - Acrônimo de "Multiple Imput Multiple Output". Tecnologia de processamento de sinal que adota multiplas antenas tanto no dispositivo-cliente como no ponto de acesso, para acelerar as redes sem fio. Deverá ser incorporado ao padrão 802.11n.
QoS - Quality of Service. Refere-se à otimização da maneira como os recursos são distribuídos entre as aplicações. Extensões QoS para redes Wi-Fi serão incorporadas as especificações 802.11e.